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FAQ
O que é Certificado Digital?

O Certificado Digital é a identidade virtual de uma pessoa ou empresa.
Ele garante a autenticidade e segurança das transações online


As transações eletrônicas realizadas com certificado digital possuem valor jurídico, garantindo sua plena aceitação.
Desta forma, é concedida validade jurídica a todos os atos realizados com certificado digital no mundo virtual.
Para que serve um Certificado Digital?


O Certificado Digital existe para facilitar sua vida e evitar que você perca tempo fazendo presencialmente muita coisa que pode resolver online, de maneira mais prática e segura. 

Atividades como reconhecimento de firmas, entrega de documentos via moto boy e idas ao banco, por exemplo, podem ser substituídas por transações online com garantia da autenticidade e com toda proteção das informações trocadas.

As principais atividades que podem ser seguradas pro um Certificado Digital são:

  • Assinatura e envio documentos pela internet;

- O Certificado Digital também possibilita haver a assinatura de contratos e outros documentos de forma segura, sem a necessidade de deslocamento das partes que assinarão o arquivo. O documento que é assinado digitalmente tem total valor jurídico.

  • Envio de declarações da sua empresa;
  • Assinatura de notas fiscais, conhecimentos de transporte eletrônico (CTs-e) e manifestações do destinatário;
  • Realização de transações bancárias;
  • “Login” em ambientes virtuais com segurança; Quais são os principais benefícios?

- Garantia da validade jurídica dos documentos eletrônicos;

- Desburocratização de processos uma vez que dispensa reconhecimento de firmas;

- Economia de tempo, já que os serviços são realizados pela internet;

·      Receita Federal – Centro de Atendimento Virtual (e-CAC); Quais funcionalidades?

- Consulta e emissão de comprovantes de inscrição;

- Consulta de situação fiscal;

- Caixa postal de mensagens;

- Retificação de Documentos de Arrecadação de Receitas Federais (DARF)

- Consulta de situação da dívida ativa da união;

- Cadastro de procuração eletrônica;

- Parcelamento online de débitos;


Quem pode Ter um Certificado Digital?


O certificado pode ser de titularidade de uma Pessoa Física, Pessoa Jurídica, Equipamento ou Aplicação.

Exemplos de Titularidade:

- Pessoa Física: Um e-CPF Emitido para Jõao da Silva.

- Pessoa Jurídica: Um e-CNPJ Emitido para empresa AR CERTFOZ CERITIFCADO DIGITAL.
 
- Equipamento/Aplicação: um certificado de servidor emitido para um common name(hostdomínio
)

Qual a validade Jurídica do Certificado Digital?

Toda vez que um Certificado Digital é emitido, Sua liberação só é permitida a partir da identificação segura e inequívoca do autor.
Um documento assinado digitalmente tem a mesma validade jurídica do equivalente em papel assinado de próprio punho, além de oferecer validade jurídica, não permite que a pessoa que o assinou diga que não foi ela, já que o Certificado Digital admite o ato de não-repudio


Qual a diferença entre o Certificado Digital A1 e A3?


A diferença entre o certificado A1 e A3 é o seu nível de segurança. Entenda!

(A1) - Arquivo .PFX;

O Certificado do Tipo A1 tem validade de até 12 meses. É gerado e armazenado em software, ou seja, é instalado diretamente no computador de seu titular.
Depende da segurança do computador em que está armazenado, contra o uso e cópias indevidas.

(A3) - Em Mídia Cartão ou Token;

O Certificado do Tipo A3 tem validade de 12 até 36 meses. É gerado e armazenado em hardware dispositivo criptográfico próprio - Cartão ou Token, oferece alto grau de segurança, tendo em vista que para utilizá-lo, será necessário que o Cartão ou Token esteja conectado ao computador e informar a senha de proteção do dispositivo.

(A3) Em Nuvem VIDaaS;

O Certificado do Tipo A3 Em Nuvem tem validade de 12 até 36 meses. É gerado e armazenado em um servidor HSM (Hardware Security Module), de altíssima segurança, em um Prestador de Serviços de Confiança (PSC). É Gerenciado pelo Aplicativo no seu Celular.
oferece alto grau de segurança, tendo em vista que para utilizá-lo, será necessário realizar uma autenticação com o aplicativo instalado no celular do seu Titulare informar a senha PIN de proteção do Certificado.
Qual o prazo para liberação do meu Certificado Digital?


Na AR CERTFOZ o seu Certificado Digital é Liberado na hora!

Temos o prazo de aprovação mais rápido do mercado em Média 20 Minutos.!



Todo mundo pode emitir o Certificado Digital por videoconferência?
Para Ser atendido por Videoconferência o Titular do Certificado precisa ter um dos dois critérios:

- > Ter CNH - (Carteira Nacional de Habilitação). 
Ou
- > Ter a Biometria Cadastrada na Base da ICP-Brasil;
Para isso basta que tenha um Certificado Digital emitido em qualquer Certificadora com digitais e foto coletadas.

Você pode consultar se uma Biometria esta Cadastrada na ICP-Brasil informando o numero do CPF Clicando Aqui

Seguindo um dos critérios acima, basta realizar a compra do Certificado e agendamento da videoconferência e no dia e horário agendado o titular precisa ter acesso a um dispositivo (computador, tablet ou celular) com câmera e microfone.
Quais Certificados poderão ser emitidos por videoconferência?

Todos os tipos de Certificado Digital A1 e A3, Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.

Desde que seu Titular esteja apto a ser atendido por videoconferência.

Posso emitir um Certificado Digital neste processo através de procuração?

Sim, apenas para Certificados Pessoa Jurídica.
Entretanto, a procuração precisa ser pública, específica ao Certificado Digital (Poder de Representar Perante a ICP-Brasil) e deve estar dentro do prazo de 90 dias.
O Certificado Digital emitido por procuração tem o uso limitado e permite apenas a emissão de Nota Fiscal Eletrônica. Com ele não é possível, por exemplo, acessar o sistema da Receita Federal.

e o procurador deve estar apto a ser atendido por videoconferência. 

- Para emissão de Certificados Pessoa Física não é aceito nenhum tipo de procuração. 

É aceito algum tipo de procuração para emissão do Certificado Digital?


A emissão dos Certificados Digitais ICP-Brasil mediante o uso de procurações segue em conformidade com a Instrução Normativa ITI nº 04 de 25 de Agosto de 2015. É necessário que o requerente tenha os seguintes requisitos:

a) Seja Pessoa Jurídica;

b) A Procuração não poderá exceder 90 dias a contar da data de emissão/registro do órgão expedidor;

c) A procuração deve conter poderes específicos para que o procurador represente o outorgante perante a ICP-Brasil para emissão de Certificado Digital.

d) A Procuração deve ser lavrada por instrumento público.

 

Nota:  O Certificado Digital emitido por procuração tem o uso limitado e permite apenas a emissão de Nota Fiscal Eletrônica.

Com ele não é possível, por exemplo, acessar o sistema da Receita Federal.


- Para emissão de Certificados Pessoa Física, não é aceito nenhum tipo de procuração.


Documentos Obrigatórios de Pessoa Física


Quando apresentar os documentos?


Para validação por videoconferência: entraremos em contato solicitando o envio dos seus documentos.


Para validação presencial: levar seus documentos originais ao local de atendimento.


- Documentos Obrigatórios;

  • - Documento de Identificação com foto Valido* Original

  • - CPF

  • - Certidão de casamento/separação Original em caso de alteração de nome


- Documentos Opcionais;

  • - CEI / CNO / CAEPF

  • - PIS/ PASEP/ NIT/ NIS

  • - Título de Eleitor


Observações:


1. São aceitos como documentos de Identificação: 

- CNH Física ou Digital;

- Carteira de Identidade RG;

- Passaporte;

- Carteira de Classe (OAB, CRC, etc.);

- RNE / RNM (Registro Nacional de Estrangeiro / Registro Nacional Migratório);

- e-Titulo (Versão Eletrônica do Titulo de Eleitor Com Foto);


2. Aceita-se para comprovação do CPF:

- O Cartão do CPF;

- Documento de Identificação que Contenha o numero do CPF;

- Comprovante de consulta de situação cadastral gerado no site da Receita Federal do Brasil;


3. O CEI / CNO / CAEPF e PIS/PASEP/NIT/NIS são documentos opcionais para certificados de Pessoa Física em geral.
Entretanto, são obrigatórios para acessar o e-SOCIAL e/ou Conectividade Social ICP.


4. Em caso de alteração de nome, o titular deverá apresentar certidão de casamento ou separação em sua via original. 


A AR Certfoz se reserva o direito de não realizar a validação presencial caso o documento de identificação esteja
em mal estado de conservação ou se não for possível identificar de forma inequívoca seu titular ou seus dados.


Documentos Obrigatórios de Pessoa Jurídica

Quando apresentar os documentos?


Para validação por videoconferência: entraremos em contato solicitando o envio dos seus documentos.


Para validação presencial: levar seus documentos originais ao local de atendimento.


- Documentos Obrigatórios;


_- * DA EMPRESA

  • - Cartão CNPJ 

  • - Ato Constitutivo Alterações Contratuais (Se houver)
    Entende-se como Ato Constitutivo: Requerimento de Empresário, Certificado de Condição MEI (CCMEI), Contratos e alterações, Estatuto, Convenção, Lei Orgânica e etc...) ou Certidão Simplificada, devidamente registrado em órgão competente;

  • - Ata de Eleição de administradores (se houver)

_- *DO REPRESENTANTE/RESPONSÁVEL LEGAL
  • - Documento de Identificação com foto Valido* Original

  • - CPF

  • - Certidão de casamento/separação Original em caso de alteração de nome


Observações:


1. São aceitos como documentos de Identificação: 

- CNH Física ou Digital;

- Carteira de Identidade RG;

- Passaporte;

- Carteira de Classe (OAB, CRC, etc.);

- RNE / RNM (Registro Nacional de Estrangeiro / Registro Nacional Migratório);

- e-Titulo Versão Eletrônica do Titulo de Eleitor Com Foto;


2. Aceita-se para comprovação do CPF:

- O Cartão do CPF;

- Documento de Identificação que Contenha o numero do CPF;

- Comprovante de consulta de situação cadastral gerado no site da Receita Federal do Brasil;


3. Em caso de alteração de nome, o titular deverá apresentar certidão de casamento ou separação em sua via original. 


A AR Certfoz se reserva o direito de não realizar a validação presencial caso o documento de identificação esteja
em mal estado de conservação ou se não for possível identificar de forma inequívoca seu titular ou seus dados.

O que é Validação Presencial?


Para a emissão do Certificado Digital se faz necessário o comparecimento do titular, assim como ocorre com os demais documentos que exigem a comprovação de identidade.

É uma das etapas necessárias para a obtenção de um certificado digital.

O futuro titular deve comparecer em um ponto de atendimento da AR CERTFOZ perante um AGR - Agente de Registro no âmbito da ICP- Brasil para constatação e identificação de que ele é de fato quem diz ser ou agendar um atendimento presencial.

Nessa etapa, o Agente identificará o futuro titular e validará as informações do pedido do certificado de acordo com os documentos apresentados que comprovam sua identidade, conforme o tipo de certificado adquirido.

Esse procedimento é de caráter obrigatório,

A validação presencial pode ser: 


      * Validação Presencial em nosso Ponto de Atendimento: 

O titular comparece a um Ponto de Atendimento da ARCERTFOZ, munido de seus documentos para identificação presencial e 

coleta biométrica.


      * Validação Presencial a domicílio:

Para sua comodidade vamos até você mediante disponibilidade de agenda e orçamento.

Um Agente de Registro da AR CERTFOZ comparece ao escritório ou residência do futuro titular para coleta de documentos, identificação do titular e coleta biométrica.

Trata-se de um modo de atendimento prático e que oferece comodidade, pois o cliente recebe o certificado sem precisar se deslocar.
Ligue (45) 3029-9120 e solicite seu orçamento prévio para este serviço.


É necessário fazer agendamento para emitir meu Certificado Digital?


 Na AR CERTFOZ o cliente será atendido de imediato mesmo sem agendamento.

 Ressaltamos que:

- Realizando o agendamento prévio o cliente garante/reserva um horário
de sua escolha para ser atendido.

- O Agendamento adianta o processo de validação e pode ser feito pelo;
Site, Telefone ou WhatsApp. 

Temos uma equipe de atendimento altamente qualificada para garantir
que a validação e emissão do certificado seja o mais rápida possível. 


Como realizar a solicitação de reembolso ?


A solicitação de reembolso deverá ser realizada no prazo máximo de 30 (Trinta) dias corridos,
da data de pagamento do certificado digital, antes do processo de validação presencial ou
videoconferência.

Com o numero do Pedido em Mãos;

A solicitação pode ser feita das seguintes formas:
- Pelo site da AR Certfoz na guia; Fale Conosco > Opção: Reembolso.
- Pelo e-mail: contato@arcertfoz.com.br
- Ou Pelo WhatsApp: 45 3029-9120


Como será feito o reembolso de compra paga com Cartão de Crédito ?

A restituição do valor do Pedido será feita diretamente pela administradora de cartões,
através de pedido de estorno dos valores no
cartão de crédito utilizado na compra, que
poderá ocorrer em até 2 faturas subsequentes.


Como será feito o reembolso de compra paga com Boleto ou PIX ?

A restituição do valor do Pedido será feita diretamente em conta corrente do
titular da compra/pedido, via depósito ou transferência bancária.
O que é Renovação Online ?

A renovação online é o processo de renovação do Certificado Digital 100% Online sem a interação com um Agente de Registro, e sem a necessidade de validação presencial ou por Videoconferencia!

Só é permitida para certificados digitais de pessoa física Modelo A3.

É o serviço disponibilizado para que os clientes que possuem um Certificado Digital válido
de tipo A3 
(armazenados em Token ou cartão).


Posso renovar Online, meu Certificado Digital Expirado ou Revogado ?


Não, por uma questão normativa, o certificado digital só pode ser renovado de maneira Online, dentro de sua validade.

Caso o seu certificado digital esteja expirado/vencido ou revogado, não será possível realizar a renovação nessa modalidade. 

Neste caso, será necessário adquirir um novo certificado e realizar uma nova validação presencial ou por Videoconferencia.

- De forma presencial:
Em um 
local de atendimento AR CERTFOZ

- Por Videoconferência:
Caso você tenha CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou biometria cadastrada.

Meu Certificado Digital não foi adquirido na AR CERTFOZ, Posso renovar mesmo assim ?

Sim, basta realizar a compra do mesmo modelo de Certificado Digital
ativo que deseja renovar.
Como Fazer a Revogação / Cancelamento do Certificado Digital ?


A revogação de um certificado digital é o processo de cancelamento deste durante o período de sua validade/vigência.

 

Em caso de perda do Certificado Digital ou comprometimento de sua Chave Privada você deverá revogá-lo imediatamente. 

A REVOGAÇÃ PODE SER REALIZADA DE DUAS FORMAS;

    1 - ONLINE

O titular do certificado, munido das informações da solicitação como CPF / CNPJ ou número de solicitação e sua frase-senha (senha de identificação e revogação), deve acessar a tela de revogação online e preencher as informações como solicitado no;

  Assistente de revogação online.

    2 - PRESENCIAL

Caso não se recorde da Senha cadastrada, será necessário comparecer ao Ponto de Atendimento da AR CERTFOZ munido de um documento de identificação original e solicitar a revogação do Certificado ao Agente de Registro.


O que é Cartão Inteligente ?

É o dispositivo que fica armazenado o Certificado Digital, os dados do Certificado Digital ficam dentro do chip do cartão, neste caso é necessário para leitura dos dados, uma leitora de cartão ou um computador que tenha a leitora embutida.
O cartão é 
protegido por uma senha que possui uma politica de bloqueio após algumas tentativas consecutivas de digitação incorreta dessa senha, o cartão e o certificado digital serão bloqueados. As senhas cadastrados no cartão ficam armazenadas apenas no dispositivo não podendo ser recuperadas ou desbloqueadas pela Autoridade de Registro.
É recomendado que a senha digitada seja memorizada para evitar bloqueios e perda do cartão e do certificado digital.
O Que é Token ?

É o dispositivo onde fica armazenado o Certificado Digital e que se conecta diretamente na porta USB do computador, dispensando qualquer tipo de adaptador.
Esse 
dispositivo é protegido por uma senha que possui uma politica de bloqueio após algumas tentativas consecutivas de digitação incorreta dessa senha o token e o certificado digital serão bloqueados.
As senhas cadastradas no token ficam armazenadas apenas no dispositivo, não podendo ser recuperadas ou desbloqueadas pela Autoridade de Registro.
É recomendado que a senha digitada seja memorizada para evitar bloqueios e perda do certificado digital.
O que é Leitora de Cartão Inteligente ?

leitora é o hardware que faz a leitura dos dados do certificado contidos no cartão.
Ela não armazena informações sobre o seu certificado ou sua chave privada, ela apenas 
realiza a comunicação do cartão com o computador.
O que é o Certificado Digital em Nuvem VIDaaS

VIDaaS é o certificado em nuvem do tipo A3 da AR Certfoz, que não necessita de uma mídia física para seu armazenamento

O Certificado em Nuvem fica armazenado em um servidor HSM(Hardware Security Module), de altíssima segurança, em um Prestador de Serviçosde Confiança (PSC). Isso significa que seguimos um rigoroso padrão desegurança, com tecnologia avançada e auditorias constantes. Tudo para garantirao certificado digital em nuvem segurança e disponibilidade.

A "Nuvem" nada mais é do que um servidor de altacapacidade, onde são gerados códigos de acesso individual para cada um dosusuários certificados e armazenados. Aumentando a mobilidade dos usuários quemuitas vezes precisam assinar documentos à distância.

Pode ser instalado em seu smartphone ou computador através de seu aplicativo, seu diferencial é justamente possuir as mesmas funcionalidades de um certificado em token ou cartão, e ao mesmo tempo permitir que a assinatura seja realizada através de um aparelho mobile. Seu gerenciamento é feito através do aplicativo VIDaaS que possibilita o controle e sincronização com diversos dispositivos
O que é um Certificado Digital em Nuvem ?

Um certificado digital em nuvem é o seu certificado e-CPF ou e-CNPJ armazenado em nuvem (em um dispositivo criptográfico HSM) que pode ser acessado/utilizado por meio do seu dispositivo móvel (smartphone).

Você instala um aplicativo (app) e quando acessar um site ou sistema que tenha compatibilidade com o certificado em nuvem, um pedido de assinatura/autorização é enviado para o seu dispositivo com o certificado digital.

Quando precisar acessar um site ou sistema que não tenha compatibilidade com o Certificado em nuvem, basta instalar o VIDaas Connect em seu computador para utiliza-lo como um Token A3.
Quais são as senhas cadastradas no Certificado em Nuvem ?

Na validação presencial, o titular do certificado digital em nuvem cadastra apenas uma senha, chamada de Senha de identificação/revogação.

Com essa senha o titular realiza a emissão do certificado digital em nuvem no aplicativo VIDaaS.

Ao baixar e instalar o Certificado o titular irá cadastrar uma senha PIN que será a senha de utilização e autenticação do certificado digital. Essa senha será solicitada sempre que for utilizar o Certificado. 
É necessário conexão à internet para usar o Certificado em Nuvem ?

Sim, é necessário possuir acesso à Internet. Para que você possa assinar documentos, autenticar-se ou acessar sites, plataformas e sistemas com o seu certificado digital em nuvem seja em seu dispositivo móvel (smartphone ou tablet) ou em um equipamento (computador ou notebook) é necessário possui acesso à Internet.
Posso comprar outro modelo de certificado e instalar no aplicativo VIDaaS ?

Não, por mais que o Certificado em Nuvem seja igual a um certificado A3 ele é o Modelo A3 em Nuvem.

Outros Modelos de Certificados Ex: A3 Token ou Cartão ou Certificado modelo A1 foram desenvolvidos para utilização em computadores.

O certificado para uso no aplicativo VIDaaS é somente modelo A3 em nuvem.
Posso emitir o Certificado Digital em Nuvem por Videoconferência ?

Caso você já tenha emitido um Certificado Digital e as suas impressões digitais e fotografia já tenham sido coletadas e estejam na base de dados da ICP-Brasil para consulta, ou caso tenha CNH - Carteira Nacional de Habilitação emitida a partir de 2016 o processo de validação do seu certificado digital pode ser feito todo online, por videoconferência.